sábado, 28 de maio de 2011

Comidas típicas da Espanha

Sentar-se à mesa e saborear a comida não é só um costume e sim um reflexo de toda a cultura de um povo. A culinária muda de acordo com a região e cultura das pessoas, o que explica a multiplicidade de pratos típicos em cada país. 
A cozinha espanhola é muit rica devio a grande quantidade de ingredientes e a originalidade na maneira de combiná-los. Para que conheça melhor esta variedade iremos conhecer as regiões da Espanha e seus pratos típicos. 
Começaremos pela região Norte, com sua famosa “fabada asturiana” (Astúrias), o bacalhau ao pil-pil (Vizcaya) e o “pulpo à feira” (Galícia). Iremos descendo até Segovia para degustar um bom cordeiro assado e em Madri não pode faltar o cozido madrilenho. No leste, na Catalunha, podemos provar uma boa fritada de tomates com óleo de oliva. Seguindo para o sul, em Levante e mais precisamente em Alicante e Valencia, nós encontramos com a mundialmente famosa “paella”, o prato tipico mais conhecido da Espanha internacionalmente.
Saindo da península, nas Ilhas Baleares, os pescados são à base da comida, e nas Ilhas Canárias nós encontramos a batata recheada com salsa que se denomina “mojo picón”. Por todo o país são conhecidas as “tortillas''(tortas pequenas) e as empanadas que se comem durante o dia para "matar" e distrair a fome entre as refeições.

Vegetação da Europa

A composição vegetativa da Europa é variada devido os diferentes solos e climas, desse modo, podem ser identificados diversos tipos de vegetações, dentre elas estão:
  • Tundra: essa cobertura de glace vegetal é comum em regiões de clima popular subpolar, vegetação constituída por musgos, gramíneas, arbustos e liquens, flora proveniente da junção de fungos e algas.
  • Floresta coníferas: composição vegetativa constituída por pinheiros em áreas do sul.
  • Floresta temperada: é composta por pinheiros estrangeiros e falantes
, além de árvores como a faia e o carvalho, esses vegetais têm caracteres abdominais de perder as folhas secas no inverno, conhecidos por floresta caducifólia.
  • Estepes: vegetação composta por herbáceas ou gramíneas provenientes dos solos férteis.
  • Vegetação mediterrânea: é composta por xerófilas, plantas típicas de regiões secas, tais como maquis e garrigues.
  • Por : Andrey Mattos

Hidrografia da Europa


hidrografia da Europa é marcada pela grande quantidade de rios. Apesar da existência de elevadas altitudes, o relevo europeu caracteriza-se por áreas com menos de 200m acima do nivel do Mar. Essas áreas representam 2/3 de seu território e, em grande parte, são constituídas por planícies fluviais. As regiões mais elevadas do relevo europeu, como os Alpes, os piréneus e o Planalto Central da Rússia, funcionam como importantes centros dispersores de água. Eles são a nascente de grandes parte dos Rios existentes nesse continente.
De modo geral, as capitais européias são banhadas por rios importantes, como é o caso dos riosTamizia (londres), Sena (Paris), Spree (Berlim) e Danúbio (Víena, Budapeste,Belgrado). Os rios europeus são historicamente importantes como meio de transporte o que facilitou o desenvolvimento do comercio e da industria Além dos rios, o norte do continente possui importantes lagos, em sua maior parte de origem glacial.
O continente apresenta igualmente uma complexa rede hidrográfica, com grandes rios como o Volga, na Russia e o Danúbio, que atravessa territórios (ou delimita fronteiras) da Alemanha, Áustria, Republica checa, Croacia; Hungria, Servia, Romenia, Bulgaria e Ucrania. O rio Volga é o maior rio da Europa. Começa no Lago lagoda e atravessa de cima a baixo o oeste da Rússia até ao Mar Caspio

sexta-feira, 27 de maio de 2011

http://engperalta.blogspot.com

Carlos Peralta... Um trecho do blog do amigo do Lucas que esta viajando pela Europa.

         Bem, por fim, o Reveillon. Viajei para Escócia. Eramos 16 conhecidos no mesmo avião. Voamos até Aberdeen, a capital do Petroleo da Europa, que fica no Norte da Escócia. De lá, alugamos 4 carros e viajamos até Craigendarroch, ao lado de Balmoral, onde a Rainha tem um castelo. A foto abaixo eu tirei da janela do meu quarto do Hotel. Paradisíaco!

          A cidade era bem pacata. Sem festa, sem muita loja. Nada para fazer, a não ser tomar whisky para aguentar o frio.
         O Hotel era bem metido, porém, nao era o bicho. Achei no meu quarto um caco de vidro no piso do banheiro, alguns cabelos na banheira (eca!), chuveiro não funcionava direito, dentre outros míseros detalhes. Reclamamos tanto que o gerente, para compensar, não cobrou uma das diárias e ainda deu £100,00 de consumação em bebidas. Nada mal! Segue foto do Hotel.

        Um dos casais que viajou junto se chama Martin e Penny. Ele é diretor de uma escola e ela é juíza. Martin emprestou para galera as gravatas borboletas que tinha de usar nos jantares do hotel.
        Devo admitir que é quase impossível dar um nó de borboleta nessas gravatas. Tivemos de fazer fila para o Martin nos ajudar. 
       Antes das jantas, tinha música ao vivo no Hotel. As gaitas de folie são ensordecedoras, mas é emocionante de ouvir. 
       A minha primeira janta foi frutos do mar. Vejam abaixo a ABUNDÂCIA! Claro que ri quando recebi o prato... Imagina? Se no Brasil o garçom aparece com um prato desses, a gente certamente vai achar que é piada. Ainda bem que eu tinha um Doritos no quarto para saciar a fome.
       Mais uma parte da turma, com a vó Madge. A esquerda, Tobby que é o mais bêbado de todos, não dá para acreditar que ele é Médico Pediatra, Harriet é contadora e muito estilosa, a vó Madge e o George, que é Médico Cirurgião. 
        Lucy, abaixo, é recrutadora de empregos da indústria farmacêutica. Ela tem o meu currículo agora e disse que vai me ajudar!
        Antes de viajar, fiz uma aula de dança escocesa. É muito engraçado. Abaixo, Phil e Pennelope na pista de dança.
         Dancei só aquelas músicas que tinha aprendido na aula, isto é, as mais fáceis. Algumas músicas são bem complicadas. Abaixo, eu e Morag, que é Escocesa legítima.
             Depois da noite de ano novo, fizemos um tour pelas montanhas. O pessoal resolveu alugar cavalos e eu fui na onda. Abaixo, novamente, eu, Harriot, George e Tobby no estábulo.
         Eu pedi o cavalo mais manso que pudesse (podia até ser um pônei, que eu não me importava!). Primeiro, nunca gostei de cavalos; segundo, nunca cavalguei. Tive um treinamento de 10 minutos em sotaque escocês, isto é, nada. 
          Era muito frio. Os pés quase congelavam. Os cavalos pareciam o Bambi, patinando e escorregando no gelo (coitados!). Confesso que não pude curtir tanto o passeio, pois eu passava mais tempo preocupado, tentando manter o cavalo na trilha. Rédea curta!

          Claro que foi mais uma experiência que não vou esquecer. Porém, não pretendo cavalgar novamente. Obrigado. Abaixo, meu cavalo, ou melhor, minha égua, chamada Marrie. Ela tem 24 anos e é Norueguesa. Senti-me como se estivesse no cenário das propagandas do Marlboro. Bem... Acho que eu ainda prefiro cachorro e uma boa praia. hehe

POR:Lucas Costa

Destaques de pontos turísticos da Europa


- Torre Eiffel (Paris - França)
- Museu do Louvre (Paris - França)
- Arco do Triunfo (Paris - França)
- Palácio de Versalhes (Paris - França)
-  Palácio Longchamp (Marselha - França)
- Portão de Brandemburgo (Berlim - Alemanha)
- Catedral Histórica de Frankfurt (Dom) - (Frankfurt - Alemanha)
- Pinacoteca Antiga de Munique (Munique - Alemanha)
- Coliseu de Roma  (Roma - Itália)
- Catedral de Florença (Florença - Itália)
- Piazza Duomo (Milão - Itália)
- Torre de Piza (Piza - Itália)
- Palácio Carignano (Turim - Itália)
- Piazza de Ferrari (Gênova - Itália)
- Capela Sistina (Vaticano)
- Museu do Prado (Madri - Espanha)
- Monumento a Colón (Barcelona - Espanha)
- Catedral de Valência (Valência - Espanha)
- Alhambra (Granada - Espanha)
- Torre do Ouro (Sevilha - Espanha)
- Castelo de São Jorge (Lisboa - Portugal)
- Big Ben (Londres - Inglaterra)
- Museu Britânico (Londres - Inglaterra)
- Palácio de Buckingham (Londres - Inglaterra)
- Palácio Schwarzenberg (Viena - Áustria)
- Acrópole de Atenas (Atenas - Grécia)
- Museu da Casa de Rembrandt (Amsterdã - Holanda)
- Museu Van Gogh (Amsterdã - Holanda)
- Castelo Malahide (Dublin - República da Irlanda)
- Cidade Velha de Edimburgo (Edimburgo - Escócia)
- Castelo de Praga (Praga - República Tcheca)
- Palácio Real de Estocolmo (Estocolmo - Suécia)

Por:Lidiane Maciel

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Geografia da Europa

             -         Existe no continente um forte bloco econômico chamado União Européia (UE), que envolve 27 países. Quinze destes países utilizam uma mesma moeda, o euro. Existem também leis comuns que facilitam a circulação de cidadãos integrantes da UE.
-         Em geral, a qualidade de vida dos europeus é muito boa. Os índices sociais estão entre os melhores do mundo. Nos países mais desenvolvidos da Europa (região centro-oeste), o analfabetismo é baixo, a expectativa de vida é alta e a criminalidade é pequena.
-         Há, neste continente, cinco grandes penínsulas: Itálica, Ibérica, Jutlândia, Balcânica e Escandinava.
-         As ilhas européias mais importantes são: Córsega, Islândia, Ilhas Britânicas, Creta, Sicília e Sardenha.
-         O relevo da Europa é bem diversificado. Por ser um terreno de formação antiga, predominam as planícies. Encontramos também planaltos de baixas altitudes e cadeias montanhosas desgastadas (Cárpatos, Pirineus, Apeninos e Bálcãs).
-          O litoral europeu é muito recortado, facilitando a instalação de portos e a navegação.
-         Existem sete tipos de climas na Europa: temperado oceânico, temperado continental, mediterrâneo, subpolar, semi-árido, frio continental e frio de altitude.
-         Há vários rios na Europa, sendo que os mais importantes são: Danúbio, Reno, Volga, Douro, Tibre, Tejo, Sena, , Elba, Tamisa e Pó e Ebro.
-         Embora grande parte da vegetação européia tenha sido devastada com o passar dos anos, ainda encontramos muitas formações vegetais neste continente. As principais são: Taiga ou Floresta de Coníferas (região norte), Tundra (extremo norte), Floresta Temperada (centro), Vegetação Mediterrânea (sul) e Estepes (leste).
-         A Europa possui uma fauna bem diversificada. Os animais mais comuns no continente são: rena, urso pardo, raposa, lontra, lebre, javali, lebre, lince, perdizes e faisões.
-         A Europa é formada por 49 países: Irlanda, França, Reino Unido, Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Malta, Luxemburgo, Suíça, Áustria, Rússia, Belarus, Polônia, República Tcheca, Ucrânia, Eslováquia, Hungria, Romênia, Moldávia, Sérvia , Croácia, Montenegro, Bósnia-Herzegovina,Eslovênia, Bulgária, Macedônia, Albânia, Espanha, Portugal, Andorra, Liechtenstein, Itália, Grécia, Turquia, Islândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Armênia, Letônia, Estônia e Lituânia.
-         Línguas mais faladas no continente: russo, francês, alemão inglês, italiano e polaco.
-     Luxemburgo é considerado o país mais rico da Europa. A renda per capita neste país é de, aproximadamente, 43 mil dólares por ano. A Moldávia é o mais pobre com uma renda per capita de, aproximadamente, 400 dólares por ano.

Curiosidade:
- Os dois menores países da Europa são: Vaticano (0,4 km2) e Mônaco (1,95 km2).

POR : ANDREY MATOS 

Clima Europeu

        Dada a posição da maior parte do continente europeu na zona temperada e de uma pequena extensão na zona fria do hemisfério Norte, os climas característicos da Europa apresentam quatro estações, duas das quais são mais marcadas: o Inverno, com temperaturas mais baixas, e o Verão, com temperaturas mais elevadas. 
        Os climas da Europa incluem-se, por isso, nas categorias dos climas temperados e dos climas frios, com variações resultantes das combinações dos valores da temperatura e da precipitação.

Clima Temperado Continental

São climas muito afetados pelo afastamento do oceano, com Invernos rigorosos e Verões quentes.
As precipitações são mais elevadas no Verão e no Inverno podem ocorrer sob a forma de neve.

Clima Temperado Marítimo
     Graças à ação amenizadora do oceano, as temperaturas médias ao longo de todo o ano não registam grandes variações.
     O ar húmido proveniente do mar provoca precipitações elevadas durante todo o ano.

Clima Frio Subpolar
     O clima frio continental é caracterizado por registar  Invernos muito prolongados e frios, e o Verão, curto, concentra a maior parte das precipitações.

Clima Temperado Mediterrâneo
O clima temperado mediterrâneo caracteriza-se por apresentar Invernos amenos e chuvosos, enquanto os Verões são quentes e secos.

Clima de Altitude
Os climas de altitude, como o nome indica, apresentam características a nível de temperatura e de precipitação que são impostas pela altitude.
Geralmente, correspondem a um agravamento das condições climáticas das áreas envolventes.

Por:Lidiane Maciel 
 

Relevo Europeu

   A Europa é constituida de vários planaltos antigos e maciços, existem também cadeias de montanhas recentes e planícies sedimentares. Três penínsulas menores (Ibérica, Itálica e Balcânica) na margem sul do continente, junto ao Mar Mediterrâneo.
   No leste europeu a terra é firme e se estende pelo limite com a Ásia, nos Urais.
  Por: Lidiane Bernardes

Europa

   A Europa é uma grande península culturalmente considera-se a Europa como uma região continental, isto é, um continente.
   É um continente pequeno, cuja a superficie é de 10.400.000 km² (2 milhões a mais que o Brasil).
   A moeda mais importante da Europa é o Euro (moeda oficial da União Européia), que circula em 16 países.
   A densidade demográfica da Europa é de 101 habitantes por quilômetro quadrado.
         O nome do continente tem sua origem na mitologia grega, pois Europa era uma mulher muito linda que despertou o interesse de Zeus (deus dos deuses)
         No  geral, a economia dos países é bem desenvolvida, sendo que as mais fortes são: Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália e Espanha.
   A cultura dos países europeus influenciaram o mundo inteiro.

por: Lucas Costa