sábado, 9 de julho de 2011

Austrália


Cinema e mídia

A indústria do cinema australiano começou com o lançamento do The Story of the Kelly Gang de1906, considerado o primeiro longa-metragem do mundo,mas tanto a produção de filmes australianos quanto a distribuição de filmes britânicos diminuiu drasticamente após a Primeira Guerra Mundial, quando estúdios e distribuidores estadunidenses monopolizaram a indústria,e na década de 1930 cerca de 95% dos filmes exibidos na Austrália eram produzidos em Hollywood. No final dos anos 1950 a produção de filmes na Austrália efetivamente cessou e não houve produção de filmes completamente australianos na década entre 1959 e 1969.

O ator australiano Hugh Jackman.
Graças aos governos de John Gorton e Gough Whitlam, a nova onda do cinema australiano dadécada de 1970 trouxe filmes provocantes e bem sucedidos, alguns explorando o passado da nação colonial, como Picnic at Hanging Rock e Breaker Morant,enquanto o chamado gênero "Ocker" produziu várias comédias urbanas de grande sucesso, incluindo The Adventures of Barry McKenzie e Alvin Purple.Mais tarde incluiu sucessos como Mad Max e Gallipoli.Mais recentes sucessos incluem os Shine e Rabbit-Proof Fence.Entre os notáveis atores australianos incluem Judith Anderson,Errol Flynn,Nicole Kidman, Hugh Jackman,Heath Ledger, Geoffrey Rush e a atual diretora-adjunta da Companhia de Teatro de Sydney, Cate Blanchett.
A literatura australiana também foi influenciada pela paisagem do país, as obras de escritores como Banjo Paterson, Henry Lawson e Dorothea Mackellar captaram o bush australiano.O passado colonial da nação, representado pela literatura recente, é muito popular entre os australianos modernos.Em 1973, Patrick White foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura,o primeiro australiano a ter conquistado esse feito.Entre os vencedores australianos do Prêmio Man Booker estão Peter Carey, Thomas Keneally e Iris Murdoch;David Williamson e David Malouf também são escritores de renome,e Les Murray é considerado "um dos principais poetas da sua geração".
A Austrália tem dois canais públicos (a Australian Broadcasting Corporation e o multicultural Special Broadcasting Service), três redes de televisão comercial, vários serviços de TV paga,e várias estações de rádio e televisão públicas, sem fins lucrativos. Cada grande cidade do país tem pelo menos um jornal diário e há dois jornais diários nacionais, o The Australian e o The Australian Financial Review.Em 2008, a organização Repórteres Sem Fronteiras classificou a Austrália na 25ª posição entre 173 países classificados por liberdade de imprensa, atrás da Nova Zelândia (7ª) e Reino Unido (23ª), mas à frente dos Estados Unidos (48ª). Esta baixa classificação ocorre principalmente devido à diversidade limitada de propriedade de mídia comercial na Austrália;a maioria das mídia de impressão estão mais sob o controle da News Corporation e Fairfax Media.


Culinária

As tradições alimentares da Austrália têm sido amplamente moldadas por seus habitantes. Na maioria da história australiana, a culinária foi baseada na tradicional bushfood indígena, que utiliza frutos nativos, frutas, peixe, canguru e até insetos, como o witchetty grub.Mais tarde, a culinária britânica foi introduzida pelos primeiros colonos europeus;o sunday roast tornou-se uma duradoura tradição entre muitos australianos.No século XIX e principalmente no século XX, a comida australiana foi cada vez mais influenciada por culturas de imigrantes do Mediterrâneo e da Ásia.

Educação


A Universidade de Sydney, estabelecida em 1850, é a mais antiga universidade da Austrália.
A frequência escolar é obrigatória em toda a Austrália. Todas as crianças recebem 11 anos de escolaridade obrigatória, a partir da idade de 6 aos 16 anos (Ano 1 a 10),antes que eles possam realizar mais dois anos (Anos 11 e 12), contribuindo para uma taxa de alfabetização de adultos que se presume ser 99%. O ano de preparação antes de Ano 1, embora não seja obrigatório, é quase universalmente realizado.No Programa Internacional de Avaliação de Alunos, a Austrália regularmente pontua entre os cinco maiores entre os trinta principais países desenvolvidos (países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Os subsídios do governo tem apoiado a criação de 38 universidades da Austrália. No país existe um sistema público de formação profissional, conhecido como Institutos TAFE, e muitos empregadores realizam estágios para a formação de novos funcionários.Cerca de 58% dos australianos com idade entre 25 e 64 anos têm qualificação profissional ou superior,sendo a taxa de graduação superior de 49%, a mais alta entre os países da OCDE. A proporção de estudantes internacionais para os locais no ensino superior na Austrália é a mais alta nos países da OCDE.

Fonte:Wikipédia

Postado por :Felipe Gonçalves      d:)

terça-feira, 5 de julho de 2011

Oriente Médio

 *População estimala 240 milhões de habitantes,50% Turquia e Irã,com 140 milhões.
 *Estrutura etária,em sua grande maioria a população do Oriente Médio é jovem.
 As taxas de natalidade são altas e a expectativa de vida é baixa.Exceto em Israel,uma vez que a população idosa acima dos 65 anos representa 10% de todos os habitantes do país.
 *O IDH é médio,com excesão de Israel onde é elevado.
 Uma das explicações para a baixa espectativa de vida do Oriente Médio é a presença constante de conflitos por terra,água e ideologias religiosas.A presença de água e ideologias religiosas.A presença de pessoas pertencentes a duas correntes religiosas adversárias ou inimigas entrw si fazem com que eles lutem entre si e contra aliados estrangeiros.A aliança dos Estados Unidos com o ex-ditador Sadaw Husseim foi em virtude dessa rivalidade natural,uma vez que Sadaw era da corrente Sunita,e,no Irã serem de outras correntes.
 Conflitos antigos por posse de água(rios,poços,ect...)fazem com que varios povos não consigam manter o minimo de relacionamento.Outro fator de intranquilidade é a utilização de conseitos como a ´´JIHAD´´(guerra santa)que era utilizado pelo profeta como um meio de proselitismo religioso.
 Muitos jovens são ensinados desde criança a odiar as pessoas de outros povos principalmente os judeus.
 *Os únicos países não totalmente asiáticos são Turquia(metade européia)e Egito(metade africana).
 Nem todos os povos do Oriente Médio são árabes.Ex:Israel(judeus),Irã(sírios).
 *O clima prodominante é seco(desértico)
 *Os maiores e mais importantes rios da região são os rios Tigre e Eufrates,entre eles a região chamada Mesopotãmia(entre rios),berço da civilização humana,e,local descrito no livro de Genesis como ´´Jardim do Edem´´.Estes rios nunca secam por tem suas nascentes em locais de chuva abundante,na Turquia.
 *A água é um recurso muito importante e hã previsões de conflitos e guerras por causa dela.
 *A etnia predominate no Oriente Médio é o Arabe-Israel,Turquia e Irã não são países árabes.
 *A religião predominante é o Islanismo,dividido entre Sunitas e Xiitas (90%).A população segue os escritos do livro sagrado Alcorão.Para os Muçulmanos a cidade de Meca,na Árabia Saudita é um local sagrado.
 *As outras duas maiores religiões da região é o Cristianismo e o Judaismo.
 *Como o Oriente Médio está sobre uma dobra tectonica 60% das reservas mundiais de pretóleo estão la.Porém,o povo vive na miséria.
 *OPED-Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

Postado por Felipe Gonçalves

Alguns Fatores Importantes da Revolução Economica dos Tigres Asiáticos

*Distribuição mais equilibrada da renda
*Estados altamente centralizado e ditatoriais
*Ética confucionalista-Segundo os principais do confucionismo(uma espécie de religião filosófica)onde é dado enfase ao equilíbrio,consciencia de grupo,hierarquia e a disciplina formou-se a cultura de ver as empresas como grandes familías,o que viabilizava a ordem e a produtividade.

Japão

 Japão:Arquipélago situado ao largo da costa leste-nordeste da Ásia.Capital:Tóquio.4 grandes ilhas,Honshu,Shikoyu,Kyushu,e Hokkaido,e,mais 6.848 ilhas.
 O monte Fuji é a montanha mais alta do país,é um vulcão .75% do país é montanhoso com uma cordilheira no centro,Pequenas planícies costeiras são as áreas utilizadas para habitação.O ponto mais baixo do Japão é o lago Hachirogata,4 metros abaixo do nível do mar.
 Localizado no Circulo de Fogo do Pacífico onde há 80 vulcões ativos no país e os sismos ocorrem com frequëncia de mil por ano.
 Os rios são curtos,de águas ligeiras.Há nove eco-regiões florestais: subtropicais,temperadas,coníferas(nas porções frias)ect...
 A população é da época do Paleolítico(origem) 35.500 a.C hoje com 127 milhões de habitantes.É o 10º mais populoso.
 A região metropolitana de Tóquio tem cerca de 30 milhões de habitantes.Possui cerca de 36 mil pessoas com mais de 100 anos de idade.

o Japão é ou possui...

-3º Economia Mundial
-4º Exportador Mundial
-6º Importador Mundial
-4º Maior Orçamento de Defesa Membro do G8