domingo, 27 de novembro de 2011

A Fome na África:Causas e Consequências

A África é um grande produtor e exportador de produtos oriundos da produção agrícola,mas, não consegue alimentar nem sua população. A África apresenta um grande número de subnutridos,essas pessoas,não passam fome um dia ou outro,mas sim todos os dias!, realidade que aumenta a cada dia. Os países que mais sofrem com a fome são: Etiópia, Somália, Sudão, Moçambique, Malavi, Libéria e Angola. 

As estimativas são pessimistas, segundo relatórios sobre algumas instituições, o número de crianças subnutridas subirá cerca de 18%,até o ano de 2020. 
De acordo com o diretor-executivo do Programa Mundial de Alimentos da ONU, James Morris, a escassez (falta) de alimento na África provoca a instabilidade política, desse modo, a fome é, ao mesmo tempo, causa e conseqüência da pobreza,e muita miséria. Além disso, é causa e conseqüência dos conflitos. 
No mesmo estudo foi divulgada outra estimativa, que afirma que nos próximos 20 anos o continente africano terá uma diminuição na produção de alimentos em cerca de 20%, fato desencadeado pelos conflitos internos. 

Segundo estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 150 milhões de pessoas africanas não tem acesso à quantidade mínima de calorias diárias. E o pior, outros 23 milhões podem literalmente morrer de fome ou por causas provenientes da mesma, como insuficiência de determinados nutrientes no organismo: falta de potássio, proteína, cálcio, entre outros. 

É de conhecimento de todos que a África convive com o problema da fome, agora basta saber quais fatores desencadearam as diversas mazelas sociais que essa parte do mundo se sujeita. 
Uma das causas da fome está ligada à forma de ocupação do território e a extrema dependência econômica externa, herdada do período do colonialismo. Isso é agravado ainda mais com o acelerado crescimento populacional. 

As taxas de crescimento natural na África são as mais elevadas do mundo. Para se ter uma idéia, a população africana em 1950 era constituída por 221 milhões de pessoas, atualmente, são mais de 850 milhões. 

     Vídeo sobre a situação na África:




  Poor:   Alessandro

Um comentário:

  1. A situação na África esta lastimável,e a principal causa é a desigualdade no mundo.Essa situação só poderá ser revertida se forem tomadas medidas significativas para estabilizar a renda,e a distribuição de alimento,mas,enquanto isso não acontece,milhões de pessoas ainda passam fome.

    ResponderExcluir