sábado, 28 de maio de 2011

Hidrografia da Europa


hidrografia da Europa é marcada pela grande quantidade de rios. Apesar da existência de elevadas altitudes, o relevo europeu caracteriza-se por áreas com menos de 200m acima do nivel do Mar. Essas áreas representam 2/3 de seu território e, em grande parte, são constituídas por planícies fluviais. As regiões mais elevadas do relevo europeu, como os Alpes, os piréneus e o Planalto Central da Rússia, funcionam como importantes centros dispersores de água. Eles são a nascente de grandes parte dos Rios existentes nesse continente.
De modo geral, as capitais européias são banhadas por rios importantes, como é o caso dos riosTamizia (londres), Sena (Paris), Spree (Berlim) e Danúbio (Víena, Budapeste,Belgrado). Os rios europeus são historicamente importantes como meio de transporte o que facilitou o desenvolvimento do comercio e da industria Além dos rios, o norte do continente possui importantes lagos, em sua maior parte de origem glacial.
O continente apresenta igualmente uma complexa rede hidrográfica, com grandes rios como o Volga, na Russia e o Danúbio, que atravessa territórios (ou delimita fronteiras) da Alemanha, Áustria, Republica checa, Croacia; Hungria, Servia, Romenia, Bulgaria e Ucrania. O rio Volga é o maior rio da Europa. Começa no Lago lagoda e atravessa de cima a baixo o oeste da Rússia até ao Mar Caspio

2 comentários: