Mapa mundi mostrando as grandes cadeias de montanhas continentais e o respectivo alinhamento.
As montanhas formam-se através de diversos processos geológicos. Assim, podemos considerar quatro tipos diferentes de montanhas: vulcânicas, erodidas, falhadas, e dobradas.
Montanhas vulcânicas, também conhecidas como vulcões. Apresentam, na maioria dos casos, uma parte emersa que por sua vez faz parte de uma sucessão de grandes vulcões. Uma região com uma sucessão de vulcões é o Havai. O Mauna Kea (4.205 m) é um exemplo típico de uma montanha
vulcânica o Mecanismo de Formação da Cadeia Havaiana.
Na região do Oeste da América do Norte
Na região do Oeste da América do Norte, ocupada pelas Montanhas Rochosas encontra-se o Grand Canyon, representado na fotografia. Existe uma grande variedade de rochas, sobretudo arenitos, argilitos e calcários, com Idades que vão desde o Câmbrico até ao Pérmico. É notável, neste exemplo, o efeito da erosão diferencial, originando vertentes abruptas ou suaves.
As mais altas montanhas escaladas do mundo e os seus primeiros escaladores.
Monte Everest - 8848 metros - Edmund Hillary e Tenzing Norgay
O Everest (ou Evereste) é a montanha mais alta do mundo. Está localizado na cordilheira do Himalaia. Situa-se na fronteira entre o Nepal e o Tibete (China).O monte Everest tem duas rotas principais de ascensão, pelo cume sudeste no Nepal e pelo cume nordeste no Tibete, além de mais 13 outras rotas menos utilizadas. Das duas rotas principais a sudeste é a tecnicamente mais fácil e a mais frequentemente utilizada.
K2 - 8611 metros - Achille Compagnoni e Lino Lacedelli
O K2 (também conhecida como Monte Godwin-Austen, Chogori ou Dapsang) é uma montanha da cordilheira de Karakoram, uma das cadeias dos Himalaia, na fronteira sino-paquistanesa. A ascensão do K2 é considerada muito mais difícil que a do Everest. Até Junho de 2000, 189 pessoas tinham conseguido atingir o topo.
Cordilheira dos Andes - 6962 metros - Matthias Zurbriggen
A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul. Sua altitude média gira em torno de 4 mil metros e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua..Possui três vias de acesso: a normal, o Glaciar dos Polacos e a Parede Sul. A mais frequentada é a rota normal ou noroeste, que apresenta menos obstáculos técnicos, não é recomendada para aventureiros não climatizados ou não experientes. As outras duas requerem escalada em gelo e rocha.
Alpes - 4808 metros - Jacques Balmat e Michel Paccard
Os Alpes são um dos grandes sistemas de cordilheiras da Europa e estendem-se da Áustria e Eslovênia, a leste, através da Itália, Suíça, Liechtenstein e Alemanha, até a França, a oeste.A cordilheira principal dos Alpes segue o divisor de águas do mar Mediterrâneo até os bosques de Viena, e passa por muitos dos mais elevados e famosos picos daquele sistema de montanhas.
Montanhas Rochosas - 4399 metros
KAs montanhas Rochosas, ou simplesmente Rochosas são uma longa cadeia de montanhas situada no oeste da América do Norte.As Rochosas são Dobramentos Modernos, ou seja, foram formadas no Terciário da Era Cenozóica. É equivalente a Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Pessoas do mundo inteiro visitam os locais para caminhar, acampar, ou se ocupar com jogos esportivos de montanha.
Nome: Lucas Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário