quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Culinária típica da Europa

Formar a Gastronomia

Os fatores mais importantes que formam a arte culinária de um país são a geografia e o clima. São estas forças as que determinam o crescimento das plantas e animais e os métodos de conservação que se utilizaram tradicionalmente, o que, por sua vez, influi nos sabores e nas texturas dos alimentos. As maiores influências humanas são as tradições culinárias levadas pelos povos invasores e imigrantes. A arte culinária tradicional conta a história do passado de forma maravilhosa sendo fascinante, também, presenciar a sua evolução no presente – e delicioso!. 

Tantas maneiras de desfrutar da gastronomia
Cozinha familiar numa casa de hóspedes, sofisticada e requintada arte culinária com estrelas Michelin, um piquenique de iguarias compradas num mercado de granja, tapas de “comida de rua”, pratos típìcos das festas tradicionais – estas são apenas algumas das maneiras em que se pode degustar a vida culinária de um país. 

Há muitas maneiras de procurar restaurantes. Os guias Michelin empregam críticos profissionais, emquanto o Guia Zagat oferece críticas de clientes. Os postos e sites de turismo de cada país são excelentes fontes de informação e oferecem extensas listas de restaurantes. 

O movimento Slow Food promove a gastronomia ecológica; os seus restaurantes associados servem cozinha local, da estação e sustentável, realizando festas e eventos culinários em toda a Europa. A Rede Patrimônio Gastronômico Regional da Europa fomenta a produção de alimentos regionais como uma maneira de desenvolver pequenas empresas e relaciona restaurantes e lojas agroalimentares em países associados

Jeunes Restaurateurs d’Europe é uma organização de jovens cozinheiros com experiência na Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Holanda, Áustria, Suíça e Eslovênia. Descubram o que se cozinha na vanguarda da gastronomia! 

Utilizem também os métodos clássicos de descoberta: visitem aquele simpático cafe ali na ruazinha, peçam dicas no hotel, batam um papo com os vizinhos e procurem as multidões! 

Gastronomia Européia – Uma Visita Relâmpago
À medida que viajem através da Europa, encontrarão tendências gastronômicas regionais e grandes semelhanças em países adjacentes. Porém, quer comparem doces de frutas, salsichas, queijos ou receitas de batata, encontrarão que cada país europeu tem a sua própria assinatura gastronômica singular. Muitos países abrangem mais do que uma só região, assim a cozinha também pode variar enormemente nas mesmas fronteiras. Vamos ver o que é que há sobre a mesa! 

Gastronomia do Mediterrâneo Oriental
Imaginam o aroma do peixe fresco na brasa, saboreado na sombra de uma esplanada voltada para o mar? Pratos temperados com azeite, limão e alho, seguidos de sobremesas feitas com mel? 

A Turquia, a Grécia e o Chipre gozam de renome pela sua versão de mezé (a ortografia pode variar), um grande sortido de pequenos pratos saborosos para saciar o apetite. Os amantes de carne gozarão com as numerosas e deliciosas receitas de borrego, vitela e marisco. Graças ao uso estendido de beringelas, abobrinhas, azeitonas, tomates, pimentões e outros legumes, hortaliças, queijos, sementes de sésamo, pistaches e nozes, esta cozinha também é um prazer para os vegetarianos. 


A Gastronomia do Mar Negro
Na costa ocidental do Mar Negro, a cozinha da Romênia e da Bulgária foi influenciada tanto pela cozinha russa como pela centro-européia, enquanto a Georgia e a Turquia oriental compartilham o rasto das tradições da Rússia e do Oriente Médio. Quase rodeado por terra, o ecossistema ameaçado do Mar Negro infelizmente proporciona cada vez menos peixe, embora se têm implementado programas para reverter esta tendência. 


A Gastronomia da Península Balcânica
De novo, encontrarão que as opções de menu mudam à medida que se deslocam da costa adriática rumo ao interior. 
Na Croácia, saboreiem as ostras, camarões e peixes, tanto de água salgada quanto de água doce, e experimentem o kulen, uma tradicional salsicha de porco que dá lugar a uma grande rivalidade entre os seus fabricantes! 
Sabiam que tanto a Croácia como a Eslovênia têm a sorte de cultivar trufas brancas e pretas em abundância? Ao longo dos séculos, a cozinha de ambos os países se beneficiou da sua proximidade da Itália. Na Eslovênia, experimentem uma das mais de setenta variedades de štruklji, uns saborosos doces recheados. Na Sérbia e Montenegro verão que o porco é muito usado, especialmente na forma de excelentes presuntos. 



A Gastronomia Centro-européia
Peixe do Danúbio, sopas grossas, pimentões recheados e folhas de couve, incontáveis versões de pudins para escolher, doces recheados de sementes de papoila ou queijos – estes são apenas alguns dos prazeres que lhe esperam na Polônia e na Eslováquia. A cozinha da Polônia é uma mistura da sua herança italiana, francesa, lituana, húngara, armênia, tártara e judia. Encontrarão abundantes pratos de carnes e alimentos à base de farinha para se manter saciados. 

A Hungria é conhecida pelo seu goulash e os pratos à base de paprika, mas há dezenas de outras especialidades para experimentar. 

Se estiver na República Tcheca na época do Natal, utilicem Square Meal para encontrar o seu lugar no tradicional almoço estival de carpa e salada de batata!

Os alimentos da Lituânia variam entre as regiões em função dos produtos locais, mas encontrarão o saboroso pão de centeio em cada mesa. Não deixem de experimentar as especialidades de peixe e carne defumados! 


A Gastronomia Báltica
O clima agreste dos estados bálticos fez com que a produção de alimentos seja um desafio histórico, mas na Letônia e na Estônia encontrarão abundantes legumes, carnes e peixes, produtos lácteos e um excelente pão, a coluna vertebral da dieta. A herança culinária alemã é bastante evidente nestes países. 

O Benelux
A Holanda e a Bélgica compartilham uma paixão por uma das delícias principais de qualquer livro de receitas: fritjes (batatas fritas), servidas com maionese. Na Holanda, o rijstafel, um presente dos tempos coloniais na Indonésia, é um sortido sumptuoso de sabores exóticos que não devem perder. Experimentem um stroop waffle quente e recheado de caramelo para recarregar suas energias. Nenhuma visita a Bélgica seria completa sem uma porção de moules (mexilhões) e uma degustação do seu famoso chocolate, mas há muitas mais especialidades para experimentar. O Guia Resto é um bom lugar para procurar restaurantes. 

Rodeado pela Bélgica, pela França e pela Alemanha, Luxemburgo oferece a sua própria e deliciosa interpretação de várias ricas tradições gastronômicas. 


A Gastronomia Germânica
Ah, a fondue e o rosti da Suíça e da Áustria, combinações divinas e substanciosas de queijo e batata – e isso apenas é o começo! Doces sem igual também vão lhes tentar; no fim das contas, foi na Suíça que se inventou o chocolate de leite e os doces em muitos países se denominam genericamente como viennoiserie, pela surpreendente pastelaria da capital da Áustria! 

Alemanha faz pensar imediatamente no mundo de wurst, cada classe de salsicha imaginável; todo o tipo de pão robusto; pudins de todos os tamanhos; e fruta deliciosa em sopas, sobremesas e licores. 


A Gastronomia Francesa e Italiana
A França e a Itália são dois gigantes da cozinha européia; a sua importância para a gastronomia ocidental é quase incalculável. A Itália se povoou há séculos, com a contribuição dos conhecimentos culinários dos gregos ao que depois seria o império romano, que, por sua vez, se estendeu por toda a Europa. Catalina de Médici é famosa por, entre outras coisas, ter levado os costumes gastronômicos italianos à corte francesa no século XVI, muitos dos quais formam parte dos hábitos alimentares de hoje em dia – como o uso do garfo! 

A renomada cozinha da Itália nos traz massa, num sem-fim de formas, queijos parmesão e mozzarella, risotto e polenta, pizza, um dos mais famosos presuntos, o prosciutto, sem esquecer o gelato, o conhecido sorvete! A cozinha regional muda como sempre e reflete a história e as tradições locais. 

Na França também vão encontrar uma vasta variedade na cozinha local, da gastronomia normanda rica em lácteos até os pratos da Provença com muito alho e influências africanas ou a da região alpina perto da fronteira suíça e a Alsácia germânica até o árido calor do sul-ocidente. Famosa por produzir mais de 450 classes de queijo, a mostarda de Dijon e um sem-fim de outros clássicos, a gastronomia da França representa um dos seus maiores tesouros culturais. 

A Gastronomia Espanhola e Portuguesa
A Espanha conta com um clima excepcional para o cultivo de frutas e legumes, beneficiando-se, para além disso, de um litoral muito extenso com acesso a abundante peixe e marisco. Talvez é mais famosa pelas suas azeitonas e azeites, queijos e “tapas”, os pequenos pratos de iguarias servidos com a bebida. A Paella é un guisado de marisco e arroz que convoca a todos ao redor da mesa. O Guia Restaurantia lhes pode ajudar a decidir onde comer. 

Portugal oferece uma variedade luxuosa de alimentos, incluído o seu reconhecido bacalhau, o bacalhau salgado. As influências mouriscas, africanas e espanholas se misturaram durante séculos para criar uma maravilhosa combinação de sabores.



                                                       Paella - Comida Típica da Espanha



Bruna Oliveira Vidal - 18/08/2011

Um comentário: