quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Religiões da Asía

Religião (do latim: religare, significando religação com o divino [1]) é um conjunto de crenças sobre as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural,[2] ou a relação dos seres humanos ao que eles consideram como santo, sagrado, espiritual ou divino.[3] Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida. Elas tendem a derivar em moralidade, ética, leis religiosas ou em um estilo de vida preferido de suas idéias sobre o cosmos e a natureza humana.
A palavra religião é por vezes usado como sinônimo de ou crença, mas a religião difere da crença pessoal na medida em que tem um aspecto público. A maioria das religiões têm comportamentos organizados, incluindo as congregações para a oração, hierarquias sacerdotais, lugares sagrados, e/ou escrituras.
Acadêmicos que estudam o assunto tem dividido as religiões em três categorias amplas: religiões mundiais, um termo que se refere à crenças transculturais e internacionais, religiões indígenas, que se refere a grupos religiosos menores e específicos de uma determinada cultura, e os novos movimentos religiosos, que se referem a crenças recentemente desenvolvidas.[4]
O desenvolvimento da religião assumiu diferentes formas em diferentes culturas. Algumas religiões colocam maior ênfase na crença, enquanto outras enfatizam a prática. Algumas religiões focam na experiência subjetiva do indivíduo religioso, enquanto outras consideram as atividades da comunidade como mais importantes. Algumas religiões afirmam serem universais, acreditando que suas leis e cosmologia são obrigatórias para todos, enquanto outras se destinam a serem praticada apenas por um grupo localizado. A religião muitas vezes faz uso da música, meditação e da arte. Em muitos lugares tem sido associada com instituições públicas, como educação, família, governo, poder e política.
Uma das teorias mais influentes da religião atualmente é o construtivismo social, que diz que a religião é um conceito moderno, sugerindo que toda prática espiritual e adoração segue um modelo semelhante ao do cristianismo; o construtivismo social sugere que a religião, como um conceito, tem sido aplicada de forma inadequada para culturas não-ocidentais.

Kellen Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário