quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Rituais da Europa Fuções das macaras

Religiosa;

Nos rituais nocturnos de algumas sociedades secretas, as máscaras serviam para recordar os castigos reservados aos infractores das regras respeitadas pela tribo ou sociedade.
Em certos grupos sociais assinalam-se datas determinadas do ano para recordar e venerar os espíritos dos antepassados.
Isso acontecia particularmente nas tribos de tradição oral, sem escrita, que assim mantinham a ligação com o passado, o sentido histórico e fortaleciam os seus laços sociais. Nestas ocasiões, as máscaras representam chefes, amigos, parentes e até inimigos já falecidos. Também se fazem oferendas aos espíritos encarnados nas máscaras.
As máscaras de iniciação usam-se em cerimónias de grupos exclusivos, seja de homens ou de mulheres. Na iniciação dos jovens à vida adulta, os seus direitos e responsabilidades são transmitidos em segredo, com máscaras de antepassados, em sinal de sabedoria, enquanto o iniciado usa uma máscara nova.
Também existem iniciações religiosas secretas. Um grupo de mascarados acompanha o novo participante no seu percurso por diversas experiências iniciáticas, umas divertidas e outras aterradoras.
Os altos sacerdotes, curandeiros e xamãs possuem com frequência uma máscara especialmente poderosa, que usam para exorcizar espíritos malignos, fazer previsões e curas, localizar caça ou pesca, entre outros. Em algumas tribos existem máscaras que representam, simultaneamente um animal e a figura humana. Isto representa o animal no qual o xamã se pode transformar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário