quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Aspectos Gerais do Continente Asiático

 A Ásia,com 44 429 857 km²,é o maior de todos os continente e equivale a cerca de 30% das terras emersas do planeta.O continente asiático faz parte do Velho Mundo,um imenso bloco de terras que une a Eurásia(Europa e Ásia)e a Africa.
 Dois mares--o Mediterrâneo e o Vermelho--separam a África da Ásia.Entre eles,porém, existe uma faixa de terra que liga esses dois continentes,situada no território do Egito,onde foi construído o canal de Suez.
 Em relação á Europa, do ponto de vista fsiográfico, os montes Urais, o rio Ural eo mar Cáspio costumam ser considerados linha divisórias entre os continentes asiáticos e europeu.
 A população do continente asiático é muito grande: lá vivem mais de 3,5 bilhões de pessoas,o que equivale a mais de 50% do total da população mundial.
 A vida humana na Ásia data de muito tempo. Foi lá provavelmente que surgiu o Homo Sapiens, cujos fósseis mais antigos foram encontrados no Sudoeste Asiático ou Oriente Médio.Com o passar do tempo,o Homoo sapiens foi oucupado quase toda a superfície terrestre,dando origem ao ser humano atual.
 As primeiras civilizações também surgiram na Ásia:
*os sumérios,que se estabeleceram ao longo do rio Eufrates,especialmente na península da Mesopotâmia,onde hoje se situam a Síria e o Iraque;
*os hebreus,babilônios,assírios,entre outros,que ocuparam o atual Oriente Médio;e
*outras importante civilizações,como a chinesa e a indiana.
 A diferença cultural e étnica entre os diversos povos asiáticos é enorme.Nem mesmo a dominação européia aprtir do século XV,intensificada no fim do século XIX conseguiu impor o modo de vida europeu a esses povos,que continuaram mantendo essa imensa e diversificada riqueza cultural.
 Por causa da extrema variedade aprezentada pelo continente asiático,tanto do ponto de vista fisiográfico como populacional,social e econômico,os geógrafos custumam dividilo em conjuntos regionais para estudá-lo melhor.
 Existem na Ásia alguns conjuntos regionais,ou seja,grupos de países com aspectos fisicos,história e traços socioculturais mais ou menos semelhantes.Deixando de lado os países asiáticos oriundos da dissolução da União Soviética(Azerbaijão,Turcomenistão,Quirquízia,ect.),em especial a Rússia--país ao mesmo tempo europeu e asiático,que possui 80% de seu imenso território na porção norte ou setentrional--,podemos destacar quatro conjuntos regionais no continente asiático
*Oriente Médio ou sudoeste asiático;
*Sul da Ásia ou Ásia meridional;
*Ásia do sudeste ou sudeste asiático;
*Extremo oriente ou Ásia de leste.

Postado por IgOr gOnÇaLvEs

2 comentários: